NEOLIBERALISMO E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA NO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL-FSSO
DISCIPLINA DE FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICO DO BRASIL
PATRICIA VALÉRIA CANUTO DE MORES
LEANDRO DOS SANTOS VIEIRA
NEOLIBERALISMO E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA NO BRASIL
INTRODUCAÇÃO
O neoliberalismo é uma releitura do liberalismo clássico influenciado pelas teorias econômicas neoclássicas, e pode ser entendido como uma doutrina politica e econômica de caráter capitalista que defende a não participação do estado na economia, ou seja, um comércio totalmente livre para desenvolvimento e crescimento econômico.
DESENVOLVIMENTO
No inicio na década de 1990 o Brasil assume no governo de Collor uma politica neoliberal com abertura comercial e intensa concorrência intercapitalista, o que acarretou num processo estrutural de precarização da classe do trabalho, o mundo passa por uma recessão econômica, acarretando baixo crescimento econômico, juros altíssimos, índice de desemprego elevado nas regiões mais industrializadas e crescimento da informalização e da terceirização nas grandes empresas no cenário brasileiro. A politica de caráter burguês do governo Collor vai de encontro ao movimento sindical, principalmente as categorias que lutavam contra medidas que atingiam direitos do trabalho.
No Brasil o neoliberalismo tem o seu ápice no governo do presidente
Fernando Henrique Cardoso, e perdurou durante os seus dois mandatos de forma transparente. O neoliberalismo no Brasil aparece como sinônimo de privatização de
2 varias empresas do estado. Neste mesmo contexto Fernando Henrique cria o plano real e o dinheiro das privatizações é utilizado para manter estabilizada a cotação do real no mesmo nível do dólar.
O plano real foi desenvolvido com o principal objetivo de reduzir e controlar a inflação, reduzindo os gastos públicos, aumentando os impostos, reduzindo os impostos de importações para aumentar a concorrência com os produtos nacionais e criar uma moeda forte para o controle