Neoclácissismo
Neo-Impressionismo
O Neo-Impressionismo tem início na França no final do século XIX, nasce das técnicas do Divisionismo e Pontilhismo, que é trabalhosa, pois enquanto os impressionistas aplicavam o que viam de imediato, os neo-impressionistas estudavam sistematicamente os tons que seriam aplicados na tela ponto a ponto.
Esse novo estilo foi criado por Seurat que tinha grande interesse nos fundamentos teóricos da arte, por pesquisas científicas quanto a observação de linhas, cores e imagens.
Seurat trabalhou nessa nova técnica considerada a evolução do impressionismo, com a pesquisa científica do uso das cores, as manchas puras que são aplicadas na tela recompõem-se pelo olhar do observador. Essa mistura de ótica é obtida pelos pontos que nunca se fundem, mas se misturam em função do olhar à distância, respeitando a simetria , o ritmo e o contraste, é a fragmentação da cor em pontos.
Apesar do curto tempo de duração o neo-impressionismo teve influência sobre Van Gogh, Gauguin, Henri Matisse e Toulouse-Lautrec.
Paul Signac
Portrait of Paul Signac, Georges Seurat
Paul Signac nasceu em Paris, no dia 11 de novembro de 1863, e faleceu nesta mesma cidade, em 15 de agosto de 1935.
Foi um dos mais importantes pintores do neo-impressionismo francês, também conhecido como divisionismo.. Foi um profissional de grande importância em sua época, pois junto com o pintor Georges Seurat ajudou no desenvolvimento do pontilhismo que foi muito utilizado por outros pintores.
Antes de optar pela pintura fazia arquitetura e somente resolveu seguir a carreira de pintor após participar da exposição Monet trabalho ‘s. depois de feita a sua opção passou a pintar paisagens da Europa e por onde passava fazia uma grande obra e nos últimos anos de sua vida pintou algumas cenas vistas na França dentro da cidade. Deixou o estilo impressionista para adotar ao pontilhismo que ele mesmo ajudou a criar, com esse