Neoclassicismo
1- Neoclassicismo (1750 – 1850) Neoclassicismo é o Estilo de Arte que se desenvolve na Europa baseado em exemplos da Grécia e da Roma Antigas. Inicia-se na década de 1750 como reações aos caprichos excessivos do Rococó e do Barroco e impôs-se a partir de 1770. Estendeu-se para o resto dos países europeus, chegando ao apogeu em 1830.Entre as mudanças filosóficas, ocorridas com o iluminismo, e as sociais, com a revolução francesa, a arte deveria tornar-se eco dos novos ideais da época: subjetivismo, liberalismo, ateísmo e democracia. No entanto, eram tantas as mudanças que elas ainda não haviam sido suficientemente assimiladas pelos homens da época a ponto de gerar um novo estilo artístico que representasse esses valores. O melhor seria recorrer ao que estivesse mais à mão: a equilibrada e democrática antiguidade clássica. E foi assim que, com a ajuda da arqueologia (Pompéia tinha sido descoberta em 1748), arquitetos, pintores e escultores logo encontraram um modelo a seguir.
Principais Características do neoclassicismo formalismo e racionalismo exatidão nos contornos harmonia do colorido retorno ao estilo greco-romano academicismo e técnicas apuradas culto a teoria de Aristóteles ideal da época : democracia pinceladas que não mascavam a superfície preferencia pelo linear e pelo simétrico
O Neoclassicismo destacou-se na:
2- Artes Plasticas: A arte neoclássica busca inspiração no equilíbrio e na simplicidade, bases da criação na Antiguidade. As características marcantes são o caráter ilustrativo e literário, marcados pelo formalismo e pela linearidade, poses escultóricas, com anatomiacorreta e exatidão nos contornos, temas "dignos" e clareza. Este estilo procurou expressar e interpretar os interesses, a mentalidade e os habitos da burguesia manufatureira e mercantil da época da revolução francesa e do Império Napoleonico.
3- Pintura: Foi a expressão menos desenvolvida no