neoclassicismo
O Neoclassicismo ou Academicismo, surgiu na França e na Inglaterra, sob a influência do arquiteto Palladio, na transição do século XVIII para o século XIX, pela vontade dos artistas europeus em resgatar os princípios estéticos da antiguidade clássica, renunciando às formas do barroco, utilizando de modelos clássicos dos romanos e dos gregos, ou seja, resgatar os ideais gregos e renascentistas, mostrando os valores da sociedade europeia com o império de Napoleão, após a Revolução Francesa. Os aspectos técnicos foram inovados, através da realização de pesquisas e experimentos que aliaram a estética estrutural e formal clássica com os novos sistemas de construção, novas máquinas e os novos materiais, desta forma, a arte nesse período foi considerada bela, porém, a concepção de um ideal de beleza não é mais o eterno e imutável, os neoclassicistas, esse ideal deveria deveriam ser adaptados à realidade moderna.
Arquitetura no período Neoclássico
A arquitetura seguiu modelo da arte grega e do renascimento, ela já não era tão expressiva e original, os materiais eram nobres, como a pedra, o mármore, granito, ferro, aço e madeiras, como os processos técnicos haviam avançado, os sistemas construtivos tornaram-se simples, porém surgiam esquemas mais complexos em suas formas, que eram regulares, geométricas e simétricas. Seus volumes corpóreos eram maciços e bem definidos por planos murais lisos. Utilizaram de abóbadas de berço, as quais possuíam arco de volta perfeita, e também te abóbadas de aresta, além de cúpulas. Seus espaços interiores eram organizados segundo critérios geométricos e formais de grande racionalidade. Pórticos colunados delimitavam a entrada da edificação com colunas, juntamente com os frontões triangulares que decoravam o topo dessa fachada principal com formas clássicas.
Os arquitetos que mais se destacaram foram: Jacques Germain Souflot, igreja de Santa Genoveva; Karl Gotthard Langhans, Porta de Brandemburgo, localizada em