neoclassica
O PAPEL DO ADMINISTRADOR-O administrador é elemento fundamental para o sucesso das organizações.
Na atualidade, a Administração se releva como campo repleto de complexidades e desafios, onde cabe ao administrador estabelecer metas cruciais ao sucesso do negócio. No desempenho das suas atividades, o administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade (CHIAVENATO, 2003). Mediante o planejamento bem apurado das estratégias a serem adotadas pela empresa, incluindo a missão, valores do negócio, organização de toda a estrutura para a execução dos procedimentos, direção e mobilização dos talentos da empresa, para a concretização das metas pré-estabelecidas, visando o alcance dos resultados e o controle e verificação de todo o processo, o administrador da atualidade consegue levar o empreendimento ao caminho do sucesso.
O administrador, através das suas habilidades técnicas, humanas e conceituais, deve ter a capacidade de interagir com todas as áreas da empresa, pois a harmonia entre os setores é também preponderante ao desenvolvimento do negócio.
Outro fator característico é a habilidade do gestor/líder/administrador em estabelecer as diretrizes do negócio condizentes com as necessidades do mercado, pois, o consumidor está cada vez mais exigente quanto à prestação de serviços e produtos de qualidade.
Além dos métodos supracitados, o negócio deve estar relacionado à sustentabilidade, pois, os empreendimentos voltados à conservação e otimização dos recursos naturais disponíveis, que não impactem no meio ambiente, obedecendo normas governamentais, bem como produtos voltados à economia verde e a responsabilidade social, tendem a ser mais prósperos e aceitos pela sociedade. Este modelo de gestão é a tendência das empresas contemporâneas.
O administrador do século XXI deve ter ciência de que a conservação e preservação do planeta