Neo4J
O Neo4j é um banco de dados Open Source baseado no conceito NoSQL. As informações não são armazenadas em tabelas, mas sim na forma de Grafos e suas estruturas são representadas de forma que o conhecimento é representado pelos conceitos matemáticos da
Teoria de Grafos.
A teoria de grafos é uma ferramenta simples, acessível e poderosa para construção de modelos para inúmeros problemas que requerem a construção de sistemas complexos que vão desde o mapeamento de processos industriais, logística, sistemas de comunicação, fluxo de redes, escolha de rotas.
Funcionamento
De certo modo o funcionamento do Neo4j e simples, ele possuis nós que são ligados a outros nós através das arestas onde os nós possuem os valores e as arestas os relacionamentos.
Um pouco de historia
A mais antiga menção sobre o assunto de Grafo ocorreu no trabalho de
Euler (pronuncia-se Óiler), no ano de 1736 para modelar e explicar um problema chamado “Pontes de Königsberg.
O problema consistia em verificar se seria possível percorrer todas as sete pontes da cidade passando uma única vez em cada ponte. Euler verificou (e provou) através de um diagrama associando nós e arcos que não havia solução para o problema. É justamente este o conceito simples a essência usado por esse banco.
Onde Utilizar?
Em bancos com muitos relacionamentos, pois com os Grafo se torna mais fácil de fazer buscas nesses bancos.
Exemplo: um sistema de uma locadora de filmes. Onde o usuário clica no ator e mostra os filmes que ele fez, a partir de um filme mostra outros atores ou as categorias do filme e a partir disto encontra outro filme relacionado.
Empresas que utilizam