Nenhum
Maceió foi fundada em 1609 onde funcionava um engenho açucareiro. A cidade foi crescendo ao redor de uma capela que é onde hoje funciona a Igreja Matriz na praça Dom Pedro II.
No século XIX, Maceió se desenvolveu graças às exportações e ao porto. Em 1839, se tornou a capital da província de Alagoas, depois estado de Alagoas.
QUANDO ELA FOI INAUGURADA JÁ UMA COMPANHIA DE TRATAMENTO DE ÁGUA?
Até 1962, as ações de Saneamento Básico em Alagoas eram implementadas por diversos órgãos, e um deles era o SAEM – Serviço de Água e Esgotos de Maceió Órgão vinculado à então Secretaria de Viação e Obras Públicas, responsável pela coordenação dos assuntos relativos a água e energia no estado. Na área de abastecimento d’água, o DAE se restringia a pesquisa de mananciais e projetos de abastecimento d’água. Somente a partir de 1960/61 é que o Departamento deu início a construção de alguns sistemas de abastecimento d’água tais como o de Taquarana, Girau do Ponciano e Maribondo.
QUANDO ESSA COMPANHIA FOI INSTALADA?
Em 1962, o Governo do Estado extinguiu o DAE e em dezembro do mesmo ano, através da Lei n. 2.491, criou a CASAL – Companhia de Saneamento de Alagoas. De acordo com o texto legal, a CASAL é responsável pela construção, exploração e manutenção dos sistemas de abastecimento d’água e esgotamento sanitário dos centros populacionais do Estado.
Em outubro de 1963, em sua sede provisória e já com sua primeira Diretoria, a Companhia começou a tomar as suas primeiras decisões. Foram então implementadas os seguintes serviços : Projeto do Sistema de Abastecimento d’água de Satuba; operação e manutenção dos Sistemas de Anadia e Taquarana; execução das obras do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira.
Estas, iniciadas no primeiro semestre de 1964, foram desenvolvidas a partir de Belo Monte até Jacaré dos Homens. Este trecho de adutora foi concluido em abril de 1966 quando, depois de feitos os testes de operação, a água do Rio São Francisco chegava à Jacaré