Nenhum
Os hidrocarbonetos são subdivididos em grupos de acordo com sua estrutura. As características apresentadas são: alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, ciclanos, ciclenos e aromáticos.
Os alcanos são hidrocarbonetos de cadeia aberta que possuem ligações covalentes simples entre os átomos de carbono, ou seja, são saturados. Sua fórmula geral é CnH2n+2. São também chamados de parafina.
Nomenclatura dos alcanos: Para nomear os alcanos, basta contar o número de carbonos e colocar o prefixo correspondente. O infixo é sempre an(ligações simples), e o sufixo é o(função do hidrocarboneto).
Ex: H3C-CH2-CH2-CH3 BUT AN O - BUTANO
Os alcenos são hidrocarbonetos de cadeia aberta, com ligação dupla entre átomos de carbono. Sua fórmula geral é CnH2n. São também conhecidos por olefinas, por formar produtos de aspecto oleoso.
Para dar nome a um alceno, é preciso numerar os átomos de carbono para indicar onde está a dupla ligação. O número é colocado antes do infixo. A numeração deve partir sempre do átomo de carbono mais próximo da insaturação.
Ex: H3C-CH3-CH=CH2 BUT-1-ENO
Os alcinos são hidrocarbonetos de cadeia aberta que apresentam tripla ligação entre átomos de carbono. Sua fórmula geral é CnH2n-2. Eles são apolares, e suas moléculas estão fracamente associadas, o que facilita sua dissolução em solventes com essas mesmas características.
Os alcinos segue a mesma regra de nomenclatura dos alcenos. Assim, a numeração da cadeia deve começar pela extremidade mais próxima da tripla ligação.
Ex: HC_=C-CH2-CH3 BUT-1-INO
Os alcadienos são hidrocarbonetos de cadeia aberta com duas ligações duplas entre os átomos de carbono. São alifáticos insaturados e sua fórmula geral é CnH2n-2.
As regras de nomenclatura para os