Nenhum
A turbulência atmosférica é o resultado da agitação do ar causada pela variação do vento seja de velocidade, direção ou temperatura. A turbulência pode ser extremamente perigosa para voos devido às alterações provocadas por esta no desempenho de uma aeronave em voo.
A turbulência térmica é aquela causada pela forte convecção decorrente do aquecimento de superfícies ou pela advecção do ar frio sobre superfícies quentes. A convecção térmica mais comum é a provocada por insolação sendo esta mais intensa nos períodos de forte calor (verão) , esse tipo de convecção forma nuvens cumulus e cumulunimbus, as nuvens formadas dessa forma tornam fácil identificar qual a área de atuação da turbulência (normalmente toda a área da nuvem), outro modo de identificar essas turbulências é observando o voo de pássaros que as usam para se manter no ar sem fazer muito esforço. Quanto menor o calor especifico dessas correntes convectivas maior a corrente ascendente formada por ela, portanto em dias de muito calor pousos e decolagens podem ser perigosos (turbulência térmica de baixa altura) .Esta turbulência também é observada em voos de transição como por exemplo quando se sai do mar para o solo ou do solo para um lago. São consideradas turbulências térmicas de baixa altura as apresentadas abaixo de dois mil pés.
A turbulência mecânica é causada pela alteração sofrida pelo vento quando este passa por regiões de relevo acidentado como montanhas e cânions. Estas são classificadas em três grupos: Orográficas, de solo e esteira de turbulência. O primeiro grupo é a turbulência encontrada em regiões de montanha e outros relevos naturais, este grupo ainda é dividido em turbulências de montanha e de ondas estacionarias. A turbulência de montanha existe sempre que ventos vão contra relevos e é agravada em regiões de grandes cordilheiras ou cânions, é identificável pela presença de nuvens do tipo cumulus ou capuz. A turbulência de ondas estacionárias é