Nenhum a menos
PEDAGOGIA
PATRÍCIA SILVA MIRANDA
TRABALHO DE DIDÁTICA
SÃO PAULO
04/06/2013
FACULDADE SEQUENCIAL
PEDAGOGIA
PATRÍCIA SILVA MIRANDA
TRABALHO DE DIDÁTICA
Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia, para obtenção de nota Na disciplina de Didática.
Profª: Isabel buccini
SÃO PAULO
04/06/2013
Filme nenhum a menos.
Quais as relações que você consegue estabelecer entre o filme “nenhum a menos” e as questões relacionadas a didática. (questões sociais, políticas, culturais e educativas)?
O filme me trouxe grandes reflexões, e acredito ter conseguido observar algumas questões importantes: Percebi que o filme faz pensar sobre questões sociais e suas consequências na formação educacional das pessoas. Propõe a reflexão sobre o motivo que leva um educador a se envolver com seus alunos e a compreender o seu papel na instituição de ensino.
Que a educação, ocorre nos mais diferentes espaços e situações sociais, num complexo de experiências, relações e atividades, cujos limites estão fixados pela estrutura material e simbólica da sociedade, em determinado momento histórico. Percebi que no filme não há preocupação com o fator aprendizagem. O que vale é manter as crianças na escola, que estas aprendam ou não, que os recursos pedagógicos são inexistentes e até mesmo o giz usado para escrever as lições é regrado, só disponibilizando de um por dia de aula. Tudo isso devido às condições precárias existentes na escola.
A