Nenhum Olhar, Jose Luis peixoto
Índice
Identificação da Obra 4
Processo de Leitura 5
Personagem do Texto 6
Resumo da Obra: “Nenhum Olhar” 7
Crítica ao livro 9
Identificação da Obra
Autor: José Luís Peixoto
Titulo: Nenhum Olhar
Local de Edição: Lisboa
Editora: Quetzal Editores
Ano Outubro 2000
Género - Romance
Nº Edição: 16ª – 2013
Nº Páginas: 217
Processo de Leitura
Data de início da leitura: 03 de Março de 2014
Data da conclusão da leitura:26 de Março de 2014
Local onde arranjei o livro: FNAC
Critério da escolha do livro: Decidi escolher este livro por minha iniciativa, uma vez que se trata de um autor contemporâneo e de fácil leitura, pois já tinha lido outro livro deste autor –“Dentro do Segredo”.
Personagem do Texto
Este livro retrata um romance que está dividido em duas partes.
Na primeira parte a personagem principal é José, um pastor que vive num monte, os gémeos Elias e Moisés, as madrinhas, a cozinheira, uma rapariga que depois irá ser sua esposa.
A Segunda parte tem como personagens o filho de José que também se chama José que é pastor como o pai, o seu primo Salomão e sua mulher.
Entram também duas personagens que são comuns em ambas as partes: o “velho” Gabriel que conhece todos os habitantes da vila e que já era velho, tal como o mestre Rafael seguidor da mesma profissão de seu pai – marceneiro - e a cozinheira viúva.
Resumo da Obra: “Nenhum Olhar”
O romance galardoado com o Prémio Saramago e que consagrou José Luís Peixoto nacional e internacionalmente – o livro com mais edições e traduções.
Numa aldeia do Alentejo, com um pano de fundo de uma severa pobreza, o autor vai tecendo histórias de homens e mulheres, endurecidos pela fome, pelo trabalho, de amor, ciúme e violência.
José um