nema
Os nematelmintos (do grego nematos: fio; helminthes: verme) constituem um grupo de vermes que possuem o corpo liso, cilíndrico e alongado. A maioria desses animais vive livremente. Eles são encontrados em diversos habitat, como em locais de água doce, mares, solo úmido, areia dos desertos, água parada, praias. No entanto, as espécies mais estudadas de nematelmintos são parasitas humanos sendo que o mais conhecido deles é a lombriga (Ascaris lumbricoides). Esse animal causa a ascaridíase, uma das verminoses mais comuns em todo o mundo. Morfologia
CLASSE ASCHELMINTHES
Os nematelmintos são avasculares (não possuem sistema circulatório). Sua estrutura, possui uma cavidade que é preenchida e funciona como um “esqueleto hidrostático”, além de favorecer a distribuição de nutrientes e recolher excretas. Algumas espécies são microscópicas, enquanto outras chegam a mais de um metro de comprimento. Também são características exclusivas dos asquelmintos a ausência de células ciliadas e os espermatozóides amebóides, sem flagelo, deslocando-se por pseudópodos.
A grande diversidade de espécies não é baseada em grande diversidade de estrutura corpórea. Os nematelmintos de vida livre são pequenos, geralmente menores do que 2,5mm de comprimento. Têm o corpo construído ao longo do mesmo plano fundamental. O corpo é um cilindro quase perfeito, delgado e alongado, com ambas as extremidades fechadas em vários graus, parecendo de filiforme, em sua maioria, a um fuso. O corpo é essencialmente um tubo dentro de outro tubo.
Estrutura do Nematelminto
Estrutura do Nematelmintos (distinção entre fêmea e macho)
Sistema Respiratório
Os nematelmintos não possuem sistema respiratório nenhum. A respiração desses vermes portanto é anaeróbica.
Sistema Digestório
NematelmintoNematelminto
Os nematelmintos possuem sistema