Nelson Mandela
O líder sul-africano Nelson Mandela foi um dos mais importantes sujeitos políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, na África do Sul, e se tornou um ícone internacional na defesa das causas humanitárias. Nascido em 18 de julho de 1918, na cidade de Transkei, Nelson Rolihlahla Mandela era filho único do casal Henry Mgadla Mandela e Noseki Fanny, que integrava uma antiga família de aristocratas da casa real de Thembu.
Nelson Mandela foi levado para cumprir pena na Ilha de Robben Island no ano de 1964, condenado à prisão perpétua na cidade do Cabo, determinado pelo o regime do apartheid. A prisão fica em uma ilha arrodeada de tubarões, a cela onde ele ficou era muito pequena, mal dava para se locomover. Foi nessa cela que ele passou 27 anos.
Enquanto Mandela se mantinha preso, os negros sul-africanos lutavam de forma tenaz e bravo contra o regime racista, nestes enfrentamos aconteciam muitas mortes e banhos de sangue, já que o regime racista tratavam os negros como verdadeiros animais.
O Congresso Nacional Africano partido de Mandela defendia a bandeira da África para os africanos, já que estavam convencidos de que só se livraria do regime racista através da luta armada, daí foi preciso criar um grupo de comando ativista denominado Umkhonto we sizwe. Seus membros eram mandados para Cuba, China e Alemanha Oriental para treinamento militar especifico para a luta armada. Os moderados, entre os quais Mandela, não concordava com as insurgências mais radicalizadas para tomada do poder, isso naturalmente criou certa fissura dentro do partido do Congresso Nacional Africano o que alterou a correlação de força, além de proporcionar a longevidade do apartheid o que beneficiou o regime dos brancos racistas na África do Sul em determinados momentos da luta.
Sabemos que a