Nelson Mandela 02
Nelson Mandela nasceu no dia 18 de julho de 1918 na África do Sul. Ele foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente do país onde nasceu de 1994 a 1999. Foi o principal representante do movimento contra o Apartheid em seu país. Considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia antes de ser eleito como presidente.
O apartheid, que significa "vida separada", era o regime de segregação racial existente na
África do Sul, que obrigava os negros a viverem separados. Os brancos controlavam o poder, enquanto o restante da população não gozava de vários direitos políticos, econômicos e sociais.
Nelson Rolihlahla Mandela era filho único do casal Henry Mgadla Mandela e Noseki
Fanny, que integrava uma antiga família de aristocratas da casa real de Thembu.
Mesmo após ter suas posses e privilégios retirados pela ingerência da Coroa Britânica na região, a família viveu um período de tranqüilidade, até quando Henry Mgadla faleceu inesperadamente, em ano de 1927. Com essa reviravolta em sua vida familiar, a mãe de
Mandela se viu obrigada a deixar seu unigênito sob os cuidados de Jongintaba
Dalindyebo, parente da família que tinha condições de zelar pela vida e a educação de
Nelson Mandela.
Nesse período de sua vida, o jovem Mandela teve oportunidade de ter uma ampla formação educacional influenciada pelos valores de sua própria cultura e da cultura européia. Com isso, o futuro ativista político conseguiu discernir como o pensamento colonial se ocupava em dizer aos africanos que eles deveriam se inspirar nos “ditames superiores” da cultura do Velho Mundo. Após passar pelas melhores instituições de ensino da época, o bem educado rapaz chegou à Universidade de Fort Hare.
No ambiente universitário, Mandela teve oportunidade de tomar conhecimento da luta contra o apartheid promovida pelo Congresso Nacional Africano (CNA). Entretanto, antes
de