Nell
Outro fator que chama a atenção do médico, é a linguagem que Nell desenvolveu para se comunicar.
Ele percebe que na verdade não se trata de um dialeto totalmente desconhecido, e sim de um tipo de inglês um tanto destorcido, provavelmente ensinado por sua mãe incapacitada.
Nell havia tido apenas o exemplo da mãe e da irmã, na criação de sua personalidade, da linguagem, da visão do mundo exterior e sua visão do bem e do mal, por isso, decidem proporcionar uma experiência do mundo civilizado, levando-a à cidade. É só a partir da experiência do novo mundo (contato com o diferente) que poderá saber qual mundo será melhor para ela.
Todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas. Essa teoria, tem por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento.
A cultura é, portanto, parte constitutiva da natureza humana, já que sua caractrística psicológica se dá através da internalização dos modos historicamente determinados e culturalmente organizados de operar com informações•.
Sermos humanos é mais do que pertencemos a uma espécie de seres com determinada biologia e estrutura corporal: depende da participação em contextos sociais e culturais particulares, onde aprendemos formas de ser e de nos comportamos, assim tornamo-nos humanos através da aprendizagem de formas partilhadas e reconhecíveis de ser e de nos comportarmos. Tudo isto, nos leva a concluir que o papel das interacções sociais é fundamental no desenvolvimento