NEIDE MARIA DOS SANTOS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇão Neste trabalho vamos compreender um pouco sobre a política de saúde e tem como finalidade proporcionar o conhecimento da política de seguridade social e que incluem a saúde, a assistência social e a previdência são conquista do trabalho na medida das necessidades dos trabalhadores reconhecidos pelo Estado.
A saúde é garantida pelo SUS, Sistema Único de saúde e não depende de contribuição. A saúde é direito de todos e dever do Estado,garantido mediante políticas sociais e econômicas que visa à redução do risco da doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção ,proteção e recuperação (Brasil,1988,Art.196). O estudo sobre a história da saúde pública revela o tratamento desigual a que esteve submetida a população brasileira, caracterizando-se pela ausente ou pouca intervenção do Poder Público e a restrição de serviços de saúde a determinadas classes sociais.
DESENVOLVIMENTO Antes da Constituição Federal de 1988, no território nacional o atendimento médico nos serviços públicos de saúde, apenas era prestado àquelas pessoas que estivessem inscritas no Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS. Para compreender porque a política de saúde tem que ser tratada como uma política social ela envolve diversos aspesctos políticos socais, econômico, instituicionais, estratégicos, ideológicos, teóricos,técicos,culturais,dentre outros,muito difícil isolar a participação de cada um deles nos momentos definidos. Portanto a política da saúde se encontra na interface entre o Estadao , sociedade e mercado. É um importante marco histórico,