negócios internacionais
2- Em 1947 iniciam-se as relações russo-indianas com a troca de notas diplomáticas e a criação das embaixadas de ambos os lados em Nova Delhi e Moscou.
Já no inicio das relações diplomáticas a União Soviética concedeu apoio politico a Índia, esta em troca considerava variável apenas cooperar com a União Soviética, mantendo a maior cautela possível.
Só depois de 1953 é que as relações entre os dois países começaram a melhoras, com assinatura do seu primeiro acordo comercial. Tal acordo foi de boa ajuda para a Índia devido a suas condições financeiras. Após a segunda metade dos anos 1950, a União Soviética encontra-se em condições de promover assistência econômica a muitos outros países onde a Índia buscou cooperação da parte desta para se desenvolver.
As propostas soviéticas aos indianos eram favoráveis diante das de outros países, o que beneficiou bastante a Índia d fez com que o comércio entre os dois países crescesse meteoricamente.
Em 1962 durante o conflito sino-indiano a URSS continuou a prestar assistência econômica a Índia mesmo depois de ter se declarado neutra diante a situação a relação entre os dois países só se estreitavam.
Atualmente, a principal componente das relações militares tem sido as compras indianas de armamentos soviéticos ou russos.
3- Em 1971 durante o conflito indo-paquistanês a União Soviética também apoiou a Índia. Neste mesmo ano NovaDelhi e Moscou assinaram o acordo indo-soviético de amizade e cooperação, onde a Índia aceita a formação da “ Aliança Negativa”, onde nenhum dos países podia participar de qualquer aliança militar direcionada contra a outra parte.
A aproximação entre os dois países continuou nos anos seguintes, onde as opiniões da Índia durante a guerra fria encontravam um melhor respaldo em Moscou do que em Washinton.
Novos