Negócio em casa
Veja a seguir as dicas preciosas que o Sebrae dá para quem quer começar seu próprio negócio e ter sucesso em seu pequeno empreendimento:
Que tipo de negócio abrir?
Como já mostramos aqui no blog, é possível transformar um hobby em renda extra e assim, incrementar o orçamento doméstico. Entre as ideias de negócio que são fáceis de começar em casa, figuram o artesanato com papel, bijuterias, fabricação de doces e salgados caseiros, venda de marmitex, fabricação de biscoitos e até merenda escolar. Você pode copiar as ideias de passo a passo que postamos sempre aqui no blog, e também usar nosso caderno de receitas!
As vantagens de começar um negócio em casa é ficar pertinho da família, ficar menos estressado, pegar menos trânsito, poder economizar nas refeições, programar um cardápio mais saudável almoçando em casa, e claro, definir seu próprio horário de trabalho. Mas nem tudo são rosas: é preciso ser bem organizado para separar seu “escritório doméstico” das atividades em família, além de precisar se policiar para não exagerar e acabar trabalhando demais. A mudança da rotina de ter que se deslocar da casa para o trabalho, do contato com os colegas de escritório, almoços, também é algo a considerar e aprender a lidar.
Assim, o que os consultores do Sebrae recomendam, é concentrar as atividades da empresa em um único lugar da casa, como um quarto, garagem ou edícula, equipando o local com toda a estrutura necessária, como se fosse um ponto comercial. Fazendo isso, você consegue garantir mais privacidade para o seu negócio, e deixar as coisas mais profissionais – nada pior do que estar atendendo