Negros
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
HISTORIA LICENCIATURA
ADRINES MOZA DOS SANTOS
negros e nativos, segundo o pintor debret
JARU
2011
ADRINES MOZA DOS SANTOS
negros e nativos, segundo o pintor debret
Trabalho apresentado ao Curso Historia licenciatura da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Historia da america I ,Historia da Africa ,Historia do Brasil I,Historia Moderna I e Seminario III
Prof.
JARU
2011
INTRODUÇÃO
Neste trabalho podemos observar varias coisas que o autor quis nos passar com essas imagens. A principio podemos observar que essas imagens que Debret fez foi para mostrar como se deu o colonilismo e a formação dos estados.mostrar como o trabalho escravo foi importante nisso tudo. Os rápidos progressos da civilização modificam dia a dia o caráter primitivo e os hábitos nacionais, era exatamente isso que Debret quis demonstrar com suas imagens,que os nativos tiveram que se adptar a nova cultura. Debret acima de tudo quis demonstrar a verdadeira realidade do Brasil no ano de 1816,no decorrer do trabalho entenderemos melhor.
DESENVOLVIMENTO
Como se vê, Debret procurou fazer da arte o vinculo com o real, levando a reflexão e a mensagem aos olhos de um bom observador. Nas pinturas de Debret, a presença insistente e quase obrigatória da Paisagem mostra um claro desinteresse do pintor por uma construção ideal da natureza. Ele direciona o seu pincel atentamente para a situação geral da sociedade, assimilando-a enquanto atuante sobre esta natureza (paisagem natural) tornando-a “cultura”. Um exemplo desta situação é as imagens litografadas por Debret e intitulada Negros e caçador de escravos.
Os próprios escritos de Debret apontam nesta direção, e ele chegou afirmar: “Tenho, que descrever, o Brasil