Negros
Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Psicologia Social do Centro Universitário Curitiba, como nota parcial para a conclusão da disciplina, na área de Relações Internacionais.
CURITIBA
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3 1. África antes da colonização 3 2. Colonização africana 3 3. Escravidão 4 4. Tráfico negreiro 4 5. Apartheid 4 6. Preconceito 4
INTRODUÇÃO
A questão sobre os negros em todo o Mundo é algo que deve ser analisado fazendo-se a observação de contextos históricos, geográficos e também políticos. Muito se estuda sobre o preconceito racial contra negros ao redor de todo o mundo, suas causas e conseqüências, mas pouco se sabe sobre a história dos negros em seu continente de origem.
1. África antes da colonização
No continente africano, antes de sua colonização, não era dividido em territórios de Estados-nações. As várias etnias que compunham o território se dividiam sem fronteiras, tinham hábitos de migrar de uma terra à outra dependendo de sua necessidade de sobrevivência. Os povos que ali viviam não eram unificados, nem tinham um sistema governamental implantado.
No território havia reinos, como o Reino do Congo que era dividido em aldeias familiares, distritos e províncias em que os governadores eram conselheiros do rei. No império de Gana os monarcas se reuniam com seus súditos para ouvir suas queixas e tomar decisões. Nestes povos a tradição oral era muito forte, independente da escrita também existir.
Neste período já existia a servidão, mas esta era causada por conquistas internas ou por dividas, assim como já existiam em outras civilizações. Diferente da escravidão, quando a divida era quitada, o homem se tornava livre novamente e podia voltar para sua família.
A cultura destes povos girava em torno da agricultura, mineração, ourivesaria e metalurgia. Possuíam sistema matemático avançado e conhecimentos em medicina e astronomia. Em geral eram povos auto-suficientes.
2.