Negro No Esporte
Esportes como futebol, basquete, atletismo são um grande instrumento para se acabar com a ascensão social existente entre os povos. Os negros em geral, são os que mais tiram proveito disso, pois adotam alguns destes esportes para saírem da situação em que vivem.
Só que neste mundo ninguém é diferente de ninguém, todos somos iguais perante as leis de Deus. E o esporte vem sendo um meio de fazer com que o negro se fortaleça e apareça cada vez mais, acabando com essa idéia ridícula de preconceito e discriminação.
A formação da identidade negra no esporte
As representações produzidas sobre as pessoas negras traduziram-se em identidades que se delimitaram em determinados espaços, sendo o esporte, um exemplo “prático” e teórico, em que ser negro era um rótulo a determinadas modalidades.
Nos últimos anos, como observa Hall (2001), as velhas identidades - que, por tanto tempo, balizaram as sociedades no mundo - estão decaindo, dando lugar a novas identidades e fragmentando os indivíduos. Dentro desse processo, vem ocorrendo a quebra de vários conceitos pré-julgadores e muitos indivíduos de descendência negra vêm se destacando em esportes para os quais eram desestimulados, como: o vôlei, por algum tempo, o tênis, a natação, o golfe e a Fórmula 1, dentre outros.
Sabe-se que, após o término em definitivo da escravidão em nosso país, em 1888, o contingente de pessoas negras era muito alto nas nossas maiores cidades, sobretudo, na região sudeste, tendo as pessoas negras convivido com um processo de estagnação em ambientes e labores mais insalubres