negocios internacionais
Mercado Externo
1) As principais vantagens e desvantagens da exportação.
A exportação é uma das melhores formas de uma empresa alavancar seu crescimento. Boa parte das empresas que iniciam seu processo de exportação tem um crescimento considerável perto das empresas concorrentes que não exportam. Além dos ganhos financeiros, em conseqüência do aumento das vendas, as vantagens da internacionalização são inúmeras.
Vantagens:
Melhora a competitividade no mercado interno: O mercado externo exige que seu produto tenha um nível ótimo de qualidade, não apenas na concepção final do seu produto, como também nos processos, gestão de pessoas e praticas ambientais. Com estas exigências, seu produto se torna mais competitivo tanto no mercado externo quanto interno.
Aumenta as vendas e os lucros: Os custos se dividem em dois tipos, os custos fixos que não mudam de acordo com o aumento de demanda (ex: o aluguel da fabrica ou o financiamento do maquinário), e os custos variáveis que variam de acordo com a produção (ex: a matéria-prima). Aumentar a demanda com um novo mercado externo, aumenta as vendas e o lucro e reduz os custos fixos da produção e da matéria-prima.
Aumenta o market share: Ao explorar novos mercados em outros países, o market share (participação no mercado) aumenta naturalmente.
Diminui a dependência do mercado interno: Com a exportação dos produtos, a empresa fica menos vulnerável às mudanças drásticas de demanda do mercado interno.
Possibilita o contato com novas tecnologias: Com a exportação, o benchmarking é ampliado, sendo possível conhecer diversas novas tecnologias dentro de sua área de atuação nos diferentes mercados que estiver atuando. Também vai conseguir melhorar o networking nas diversas feiras e eventos internacionais do qual poderá participar.
Melhora o escoamento da capacidade ociosa com menor impacto da sazonalidade: Com a exportação a empresa pode facilmente diminuir sua capacidade ociosa, aproveitando,