Negocios de Hospitalidade
Hospitalidade
Espaços de eventos em Hospitais
Gabriela B. Maciel
Marcelo Victor
Rodrigo C. Furlan
A ORIGEM DO HOSPITAL
A palavra hospital é de raiz latina (Hospitalis) e de origem relativamente recente. Vem de hospes – hóspedes, porque antigamente nessas casas de assistência eram recebidos peregrinos, pobres e enfermos. O têrmo hospital tem hoje a mesma acepção de nosocomium, de fonte grega, cuja significação é – tratar os doentes – como nosodochium quer dizer – receber os doentes.
Registros históricos mostram que o primeiro hospital do mundo foi construído na Índia, entre os anos 273 e 232 a.C., mas, somente entre os séculos XVIII e XIX passaram a ser de responsabilidade do governo.
O primeiro hospital do Brasil foi fundado por Braz Cubas, auxiliado pelos prósperos moradores da região, no dia 1º de novembro de 1543. Como esse dia é conhecido por ser o de Todos os Santos, o hospital recebeu o nome de
Hospital de Todos os Santos.
A cidade de Santos, em São Paulo, recebeu esse nome por causa do hospital.
O dia do hospital é comemorado em 2 de julho, data na qual foi fundada a Santa Casa de Misericórdia da cidade de
Santos, um dos maiores hospitais do Brasil, na época governado por Getúlio Vargas.
A Santa Casa da Misericórdia de Santos serviu para a prática e o ensino da Medicina quase três séculos antes da fundação da primeira faculdade de medicina no país. Ciência e muito de humanitarismo se praticou em suas enfermarias, nesta que é a primeira escola prática de medicina européia do país. Entre os mestres desta Escola, inspirados pelas obras das damas portuguesas Isabel de Aragão e Leonor de
Lencastre, destacaram-se Braz Cubas, José de Anchieta, Claudio Luiz da
Costa e Martins Fontes, entre outros abnegados, alguns de nomes muito ilustres e muitos outros desconhecidos6 que têm trabalhado nesta Casa de Deus para os Homens.
Atualmente cidade de São Paulo apresenta uma excelente estrutura no setor de saúde. •