negocio
1.1Objetivo
Cinco roteadores (R1, R2, R3, R4 e R5) são conectados na forma estrela onde o R3 é o elemento central que faz conexão com todos os demais roteadores usando links seriais em uma mesma área 49.0000. Os roteadores R1 e R2 devem ser puramente Level-1, os roteadores R4 e R5 devem ser puramente Level-2 o roteador R3 central deverá ser Level-1-2.
O objetivo é estabelecer a conexão ISIS entre os roteadores conectados fazendo com que os Level-2 recebam a rota Default além de somente a loopback dos roteadores do Level-1 (R1 e R2). Os roteadores do Level 1 deverão receber somente as loopbacks dos roteadores do Level-2 (R4 e R5).
Esse controle de distribuição de rotas deve ser feito baseado em marcação (Tag) dos pacotes pelo ISIS.
1.2Topologia
Figure-01:Topologia
1.3IOS utilizados
·R1, R2, R3, R4 e R5 – c7200-itp-mz.122-25.SW4a.bin
1.4Descrição do Cenário
O ISIS por padrão divulga todas as rotas da rede Level-1 para dentro do Level-2 pelo Roteador Level-1-2 menos a Default. Como o objetivo do cenário é que seja divulgado somente a loopback dos roteadores R1 e R2 para os roteadores do Level-2, deve-se criar um critério de identificação dessas redes no roteador Level-1-2.
Já na divulgação de rota do Level-2 dentro do Level-1. O objetivo desse cenário é divulgar somente as loopbacks dos R4 e R5 do Level-2 dentro da rede Level-1.
Sugerem-se as seguintes atividades:
·Teste de conectividade (PING) entre os roteadores;
·Avaliar as tabelas de roteamento;
·Modificar as redistriuições entre os levels.
1.5Configuração dos Roteadores
Em todos os roteadores configura-se o roteamento ISIS adicionando o endereçamento NET de acordo com a área designada e endereçamento de loopback. Dentro das interfaces que farão parte do ISIS, adiciona-se o comando “router isis” para habilitar o ISIS na interface.
Como por default um roteador ISIS é Level-1-2, deve-se configurar o level do roteador dentro da configuração de roteamento “router Isis”,