negociações
De acordo com Junqueira (2003a), vice-presidente do Instituto M. Vianna Costa curta (MVC):
Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.
A negociação esta presente em todos os momentos em nossas vidas tudo exige negociação para comprar, vender e trocar.
Para ser um bom negociador devemos saber:
Ouvir, desenvolver um espírito negocial, planejar, mirar alto, ser paciente, visar a satisfação, ter cuidado com a primeira oferta, ser ético, ter concessões, ser empático, legitimidade, informação, tempo e poder.
Todas são essenciais, não se fala mais em analisar propostas e sim negociar algo com alguém, a arte de negociar é um caminho que não tem mais volta, ser intransigente não leva ninguém a canto algum a não ser pra trás.
Os grandes negociadores souberam usar essas técnicas a favor de si mesmos, ou de suas empresas, seus países, visando o crescimento e aperfeiçoamento, juntamente com a satisfação de ambas as partes envolvidas em toda ou qualquer negociação.
De forma geral precisa apreender a negociar para não ficar pra trás.
REFERÊNCIAS
ACUFF, F. L. How to negotiate anything with anyone anywhere around the world. New York: American Management Association, 1993.
JUNQUEIRA, L. A. C. Negociação: inverdades perigosas. Instituto MVC Estratégia e
Humanismo. Disponível em:
. Acesso em: 30 abr. 2003.