Negociação
Negociação é a capacidade de influenciar.
É definida como um processo em que duas ou mais partes durante uma transação de negócios, seja dentro do setor coorporativo quando pretendemos algo ou durante a comunicação entre determinados setores de uma corporação buscando um determinado fim que seja melhor para a empresa, e até mesmo em problemas de fins pessoal como um processo de separação ou na compra de um determinado bem de que necessitamos.
Utilizando-nos da comunicação bilateral, com interesses em comum, que se utiliza da informação, o poder e o tempo em prol de um acordo comum.
Etapa 2 – passo 1 e 2
Negociação é o processo de influenciar uma ou mais partes a chegarem em um consenso em determinada situação, visando beneficiar ambos os lados em seus interesses. Sendo também um de conhecimento que visa a conquista e utiliza-se da informação e muitas até mesmo do poder para poder influenciar os lados em um momento de tenção mas que visa a chegada de uma decisão conjunta que venha a beneficiar ambos.
Em determinados sistemas e suas complexidades os negociador torna-se um pesquisador e precisa lidar com uma variedade de aspectos como: complexidade, dinamismo, probabilismo, integralidade e aberta. Sendo a negociação um grande diferencial competitivo nos dias atuais.
O negociador deve ter uma mente aberta e manter constantemente atualizado sobre o que o cerca, buscando informações diversificadas dentro de seu ramo de atuação caso o mesmo seja um negociante de uma corporação também devera estar informado sobre seus futuros clientes e seus principais concorrentes para poder obter melhor êxito em uma negociação de negócios.
Em casos de negociação aonde o processo é mais delicado quando temos duas partes que visam buscar um consenso em uma determinada situação mas que ambos não conseguem chegar ao mesmo, fazemos a utilização de um mediador aonde o mesmo ira buscar se informar a respeito da situação e ira buscar