Negociação
Entende-se que a negociação deriva de um processo em que duas partes tentam chegar a um acordo comum sendo que alguns valores e princípios básicos como a ética e a honestidade produzem melhores resultados na arte de negociação em longo prazo, que somados à versatilidade e confiança, compõem a base de uma negociação de sucesso. Entretanto para alcançar os objetivos com eficácia é preciso saber ouvir, compreender e ser o mais transparente possível.
A negociação pode ser dividida em cinco tipos:
1. Perde/perde
2. Ganha/perde
3. Perde/ganha
4. Ganha/ganha
5. Nada acontece
E determinada por três pontos cruciais:
• Tempo – O período durante o qual a negociação acontece.
• Informação – De quanto mais informação você dispuser, melhor.
• Poder – que surge de diversas formas.
Mas o que irá diferenciar no ato de negociar será a parte que detiver maior poder de informação, conseqüentemente saber omitir informações para que consiga sobressair sobre o outro.
Sugestões:
• Seja paciente – As concessões e decisões acontecem geralmente no últimos 20% do tempo. Espere o momento certo para agir.
• Se houver vantagens na conclusão rápida da negociação, venda esta idéia à contraparte.
• Tenha em mente que os prazos podem ser alterados, mudados ou simplesmente eliminados.
• Na maioria das negociações, você se sairá melhor se souber os prazos de sua contraparte e ela não conhecer os seus. Quando você imagina ser o prazo final da sua contraparte, você verá o nível de tensão dela aumentar e ele começará a fazer concessões.
Desta forma, apesar de deter de todo conhecimento, nem sempre, você obterá o melhor resultado, pois nem tudo é negociável. Praticamente em quase tudo você terá um não como resposta, então corra atrás de um sim com paciência cautela e perseverança, pois a esperança e a última que morre.
Percebe-se que negociar faz parte da vida do micro empresário ao lidar com fornecedores, clientes, a banca ou o estado. Para Pedro Henrique