Negociação
Negociação é algo que realizamos frequentemente, em vários aspectos da vida, não somente no ambiente de trabalho, mas a qualquer momento da vida pessoal. Existem varias formas de negociar que vão de acordo com o perfil de cada um, mas para uma boa negociação ser considerada de sucesso, ambas as partes devem sair ganhando.
Modelo de Márcio Miranda
Para o autor Miranda (2000), “na negociação não existem regras” e “tudo é negociável”. Esse autor define quatro estilos de comportamento e negociação: Estilo Diretivo ou empresarial, Estilo Sociável ou superstar, Estilo Afável ou o bem-relacionado, Estilo Metódico ou perfeccionista.
• Estilo Diretivo ou “empresarial”: Negociadores com esse estilo são orientados para metas, não gostam que tirem proveito dele, nem gostam de perder tempo. Interessam-se por aspectos relacionados à eficiência, rentabilidade e economia de recursos. Valorizam bastante o cumprimento eficaz e pontual dos acordos estabelecidos.
• Estilo Sociável ou superstar: Gostam de se sentirem prestigiados e reconhecidos. Para esses negociadores a imagem pública é muito importante, pois apreciam se sentirem influentes. Ao negociar com esse tipo deve-se ser amigáveis e interessar por sua pessoa e suas conquistas, compartilhando de seu entusiasmo e sua agitação contagiante.
• Estilo Afável ou o bem-relacionado: Aprecia soluções que propiciem estabilidade, tranquilidade e melhor relacionamento entre as pessoas e setores do grupo ou organização a qual está ligado.
• Estilo Metódico ou perfeccionista: Dão ênfase para dados, fichas e registros precisos de tudo que diga