Negociação
Ana Lígia GARCEZ - Graduando 7º semestre.
Ângela Dantas CRUZ - Graduando - 7º semestre.
Fernanda de Sousa SANTOS - Graduando 7° semestre.
Jesirene Lopes BERNARDES - Graduando 7º semestre.
Kátia Cilene da Paz SILVA- Graduando 7º semestre.
Faculdade Juscelino Kubitschek –Unidade II – Gama DF.
RESUMO
Roger Fischer e William Ury, do Harvard Negotiation Project, definem a negociação da seguinte maneira: é uma comunicação de ida e volta pensada para conseguir acordos quando você e aqueles do outro lado têm interesses, alguns comuns e outros opostos. É uma maneira simples de você obter o que quer dos outros.
PALAVRAS-CHAVE: Negociação; Ética; Organização, Estratégia;
ABSTRACT
Roger Fischer and William Ury, from Harvard Negotiation Project, define negotiation as follows: it is a come and go communication thought to reach agreements between you and your clients, those who you share interests, some common and some opposite. It is a simple way to get what you want from others.
1. INTRODUÇÃO
De acordo com Sheppard (1999), o objetivo da Administração deveria ser o de criar situações ou condições em que o conflito seja controlado e gerenciado para canais úteis e produtivos. A negociação é geralmente voluntária e seu objetivo é chegar à resolução de um conflito, mas para muitos negociar é sinônimo de guerrear, batalhar, lutar, ganhar ou perder, e com esse espírito planejam estratégias e armam-se de táticas que visam a chegar a um acordo, a negociação é uma competência bastante requerida na atuação profissional do administrador, pois, as pessoas e interesses envolvidos podem ser diferentes ou o contexto é diferente ou os objetivos são diferentes ou, até o seu próprio lugar, no espaço e no tempo, é diferente, com isso se faz necessário o conhecimento de técnicas, táticas, estratégias e comportamentos, pois o administrador se depara diariamente com conflitos organizacionais internos, entre os interesses dos colaboradores e as exigências das