Negociação
O negociador busca um relacionamento duradouro e continuo, para que todos os envolvidos na negociação atinjam resultados satisfatórios, devem se concentrar nos interesses básicos de ambas as partes, buscando por alternativas, ganhos mútuos e critérios objetivos para a solução do problema.
Em uma negociação a comunicação é fundamental, escutando-se atentamente e sem interrupções as informações poderão ser de muita valia no processo, pois tende a eliminar os mal-entendidos e faz as negociações prosseguirem mais eficientemente. O local onde ocorrerá a negociação também pode influenciar de alguma maneira, pois quando a negociação acontece na sua empresa um dado que não foi pesquisado e que não esteja a mão pode ser levantado rapidamente. Informar-se de alguém ou de algo afeta a avaliação da realidade e as decisões que serão tomadas.
Um bom negociador deve ter ciência que tudo pode ser negociado, a agressividade deve ceder lugar a um acordo no processo. É necessário planejar, estudar e entender as variáveis que possam vir a interferir na mesma.
O tempo é extremamente importante para o sucesso de uma negociação, se uma pessoa chega atrasada a uma reunião, por exemplo, pode ser vista como autoconfiante e hostil. No entanto, se chegar muito adiantada por ser considerada anciosa. Quanto mais uma parte souber estimar o prazo-limite do oponente maior será o seu poder.
Dentro das técnicas de negociação, fatores estratégicos como: habilidades pessoais, planejamento e organização, treinamento e disciplina, auto-desenvolvimento, visão, determinação,