Negociação e conflitos
Campus Virtual
|[pic] |Atividade de avaliação a distância (AD) |
1. De acordo com a visão tradicional, os conflitos são o resultado de comportamentos de alguns indivíduos indesejáveis; sendo que o conflito está associado à cólera, à agressividade, à batalha física e verbal, à violência, a sentimentos e comportamentos essencialmente negativos e prejudiciais ao grupo e à organização.
É evidente que muitos conflitos têm efeitos negativos e prejudiciais, mas esta perspectiva é muito superficial, limitada e mesmo, inadequada.
De acordo com a visão actual, é reconhecida a utilidade de um certo grau de conflito para a vitalidade das organizações e dos grupos; isto porque por muito grande que seja a compatibilidade entre as pessoas de um grupo, haverá sempre momentos em que os pensamentos, necessidades, aspirações de cada um chocam – mas O FACTO DE OS CONFLITOS FAZEREM PARTE DA VIDA (são inevitáveis) NÃO SIGNIFICA QUE SEJAM DESTRUTIVOS OU PREJUDICIAIS.
Assim, as ideias inovadoras são, quase sempre, consequência de pontos de vista conflituosos que são partilhados e discutidos abertamente. O desacordo aberto pode proporcionar uma maior exploração de sentimentos, de valores, atitudes e pontos de vista, favorecendo a expressão individual e a busca de melhores decisões ou soluções.
Como na vida, também nas empresas existe O conflito organizacional.
Diante do artigo que encontramos acima e de nossas discussões sobre negociação e conflito nas organizações, pode-se afirmar que conflitos gerados dentro de uma organização podem vir a ser benéficos para empresa e colaboradores? É possível ocorrer o “ganha-ganha”. Justifique sua resposta, de forma fundamentada, utilizando de 10 a 13 linhas. (3,0 pontos)
R sim, o mediador deve analisar da melhor forma o conflito ponderando com as partes envolvidas visando como melhor mediar às partes do conflito com ideias, culturas e valores