Negociação e conflito
1°O que é um conflito?
R- O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis.
2º Escolha um conflito de acordo com as premissas acima e explique-o:
R- O conflito Nacional. Vamos falar do caso do incêndio de Santa Maria- RS.
Na madrugada de 27 de janeiro 2013, um caso que chocou todo o Brasil, o incêndio na Boate Kissem Santa Catarina- RS, que matou 240pessoas e deixou 123 feridos.
3º Quais são as causas desse conflito?
R- A causa desse conflito foi o acendimento de um sinalizador por dos integrantes da banda que se apresentava na casa noturna.
4º Qual a dinâmica desse conflito?
R- Esse ramo se chama dinâmica das multidões e é usado em muitos países para construir espaços públicos mais seguros, nos quais seja reduzida a probabilidade de ocorrer uma tragédia como a de Santa Maria. Na base da dinâmica das multidões estão as pesquisas sobre o comportamento individual dos integrantes de uma aglomeração, seja ela a plateia de um show, os clientes de um shopping Center ou pedestres numa avenida movimentada.
5º Como o conflito se desenvolveu?
R- Por falta de equipamentos de segurança tais como: a porta de saída que só havia uma e era estreita para a quantidade de pessoas, os extintor de incêndio, e a cobertura da parede que era com uma espuma que tinha gás toxico.
6º
Qual a solução para o conflito?
R- A existências de outras saídas de emergência, sinalizações direcionando o caminho, seguranças com treinamento entre outras.
7º Quais são as partes envolvidas?
R- O dono da boate, os componentes da banda e os jovens que estavam no show.
8º Qual a metodologia usada para realizar as negociações?
R- Saber o porquê o dono da boate não tinha feito as instalações necessárias, e também saber o motivo da banda usar o sinalizador, e porquê foi permitida a entrada de pessoas a mais do que correto para o tamanho da boate entre outros.