Negociação/maslow
Negociação é um processo dinâmico que se baseia na troca de informações e que visa à procura de um acordo onde haja satisfação mútua, ou seja, onde ambas as partes, possam “sair” do acordo com aquilo que estavam em mente ou com algo melhor, os negociadores devem saber escutar, serem bons comunicadores, persuasivos, analíticos, simpáticos e principalmente saber respeitar a outra parte. Negociações não são feitas somente por vendedores, compradores ou grandes empresários, temos a negociação presente no cotidiano.
“Negociação é um processo no qual as partes se direcionam de suas posições divergentes para um ponto em que se possa alcançar um acordo". (Steele, Murphy e Russill, 1995).
Hierarquia das necessidades de Maslow:
Foi proposta por Abraham Maslow, é uma divisão hierárquica, uma teoria dentro da psicologia, de motivação humana que na qual se estendeu para incluir suas observações de sua curiosidade pelos seres humanos. É descrito frequentemente por uma pirâmide, que se consiste em cinco níveis, sendo os quatro níveis mais baixos agrupados juntos com as necessidades fisiológicas, já o nível superior é formado por necessidades psicológicas. Na pirâmide temos:
Fisiologia: consiste em respiração, comida, água, sexo, sono, homeostase, excreção.
Segurança: consiste em segurança do corpo, do emprego, de recursos, da moralidade, da família, da saúde e da propriedade.
Amor/Relacionamento: consistem em amizade, família e intimidade sexual.
Estima: consiste em autoestima, confiança, conquista respeito dos outros e respeito aos outros.
Realização pessoal: consiste em moralidade, criatividade, espontaneidade, solução de problemas, ausência de preconceito, aceitação dos fatos. Quando algumas das necessidades não forem cumpridas, as necessidades fisiológicas do ser humano fazem exame da prioridade a mais elevada, podem controlar pensamentos e comportamentos e, podem fazer com que a pessoa sinta a doença, a dor, e o desconforto. As