Negociação cooperativa
Negociar cooperativamente significa dizer que os negociadores têm interesse em alcançar um acordo. negociação do tipo cooperativa é aquela onde as partes envolvidas no processo atuarão com transparência e objetividade em busca de atingir os respectivos objetivos, preservando, contudo, os interesses de suas partes
Na forma competitiva, os negociadores utilizam as informações que possuem como arma, evitando revelar aquelas que podem comprometer ou fragilizar sua posição. Os negociadores, quando negociam de forma competitiva, estão dispostos a abrir mão de um relacionamento melhor no futuro para obter vantagens imediatas.
Tradicionalmente, existem dois tipos de negociação com base na postura das partes: a competitiva e a cooperativa. A negociação competitiva, no contexto da Teoria dos Jogos e Pesquisa Operacional, é classificada como “ganha/perde”. Os resultados de uma parte são prejudicados em detrimento da outra. Já na negociação cooperativa, é classificado como “ganha/ganha”, sendo positivo para ambos os lados. A negociação cooperativa é um processo no qual são encontradas alternativas de ganho comum, isto é, que atendam aos interesses de todas as partes .
As diferenças são grandes , na negociação competitiva em que cada um dos lados busca satisfazer a seus interesses individualmente, mesmo que isso traga insatisfação da outra parte.Já na negociação cooperativa vários autores a descrevem, como a que só se atinge um acordo, através da satisfação dos interesses de ambas as partes.
Situação em que a negociação competitiva deve ser usada Para determinar se a negociação competitiva deve ser usado, avaliar cada negociação individual. A familiaridade com as posições dos partidos de oposição vão determinar se uma estratégia cooperativa é possível ou uma estratégia competitiva é defensável. Negociação competitiva, também conhecida como negociação distributiva ou