Negociação - aplicações básicas de uma abordagem sistêmica
No processo de negociação é necessário ser realista, analisar os objetos (o que será negociado) e os relacionamentos (como conseguirei o que eu preciso) de forma com que todos alcancem seus objetivos da maneira mais satisfatória possível. Antigamente, o negociador se preocupava apenas com o acordo que ele precisava no momento presente enquanto que atualmente, ele busca a melhor proposta para ambas as partes, pois sabe que todos os envolvidos irão se beneficiar a médio e longo prazo se houver parceria entre seus negócios.
Mas para que isso aconteça, ambas as partes precisam definir estratégicas e táticas, aprender a lidar com as limitações, ter conhecimento sobre o que está sendo negociado, mas principalmente, saber organizar, planejar e interpretar o comportamento dos envolvidos. Durante este processo, se analisa os itens disponíveis ou interesses, como eles serão transformados e quais serão os resultados da negociação (acordos decididos).
Outro aspecto necessário é ouvir com atenção, refletir como o outro lado está vendo a situação para que sejam compreendidos os problemas que estão sendo enfrentados e trabalhar para ajudar a resolvê-los; uma vez que uma falha na comunicação pode causar mal entendidos, desconfiança, ideias erradas e resultados insatisfatórios.
Dentro da negociação, existem as variáveis que devem ser consideradas, uma vez que podem alterar o rumo em que as negociações possam chegar. As mais comuns são o poder (onde existe a habilidade de influenciar as pessoas ou situações), o tempo (onde se estipula um