Negociaçao
Por globalização entende-se um processo pelo qual as empresas aproveitam oportunidades de expansão sem considerar os limites nacionais, aproveitando capacidades de apreciar o mundo como um mercado de “várias línguas” e culturas, isto é, ter um pensamento global, envolvendo a habilidade de entender o mercado além do próprio país de origem, como a empresa servirá seus clientes, competirá, criará valor e recompensará o esforço de forma global.
Deste modo, alguns fatores contribuem para que este processo ocorra: a) competição entre concorrentes; b) mercados demandando qualidade e novas necessidades; c) mudança tecnológica; d) políticas governamentais ou infra-estrutura do país onde se pretende localizar.
Faz-se necessário ressaltar a diferença entre o termo global e o multinacional. O termo global é um conceito empresarial, é o “como você faz negócios”, e não um conceito geográfico, “onde você faz negócios”.
A empresa global atinge áreas de influência, como exploração de relacionamento potencial de parcerias com terceiros, ou dando apoio aos esforços de um fornecedor para entrar num mercado de pouca identificação com a empresa, mas que pode ter uma importância estratégica mais tarde. Preocupa-se com as situações e relacionamentos que podem ser alavancados para criar uma vantagem global, exigindo, para isto, que os funcionários vejam os negócios como um processo de partes que influenciam para chegar a um resultado desejado.
Em um negócio global, há preocupação de como a empresa age, qual a natureza dos relacionamentos com