Negocia O Empresarial 1 1
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL.
Anderson Pedro
Clara Accacio
Luciano dos Santos Faria
Odeonor Júnior
Vanessa Coscarelli
Rio de Janeiro
2014
Anderson Pedro
Clara Accacio Gomes
Luciano dos Santos Faria
Odeonor Júnior
Vanessa Coscarelli
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL.
Trabalho apresentado à disciplina de Práticas de Gestão dos cursos de Administração, Gestão de RH, Logística e Marketing da Escola de Ciências Sociais Aplicadas da UNIGRANRIO como requisito para aprovação da mesma.
Orientador: Professor Mancildo Moreira
Rio de Janeiro
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
1.1 A NEGOCIAÇÃO COMO UMA NECESSIDADE. 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1 A EVOLUÇÃO DO CONCEITO. 5
2.1.1. Negociação competitiva 5
2.1.2. Negociação cooperativa 6
2.2 Planejamento e Abertura de Negociações 7
2.3 Erros mais comuns na negociação 7
2.4 A NEGOCIAÇÃO COMO ABERTURA NAS ORGANIZAÇÕES 8
2.5 Negociações empresariais famosas 10
2.5.1 Caso Facebook x WhatsApp 10
2.5.2 Caso Microsoft x Skype 10
3. CONCLUSÃO 11
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1. INTRODUÇÃO
Para entendermos o cenário da Negociação Empresarial na atualidade é importante delimitarmos qual é o fundamento e o conceito de negociação, e o porquê é tão importante nos dias de hoje.
A origem da palavra Negociação vem do latim Negocium. Nec quer dizer “não, nem” e Ocium é “descanso, ócio”. Ou seja, Negociar é uma atividade difícil, trabalhosa, uma negação ao descaso. Antigamente, a ideia era a de levar vantagem em tudo, sem se preocupar em satisfazer o outro lado envolvido. Tempos depois, percebeu-se que para atingir a satisfação de ambos os lados é um aspecto fundamental para o sucesso da negociação. Negociar é um artifício que abrange duas ou mais partes, com interesses afins e adversos, envolvendo-se para confrontar e discutir propostas objetivando um acordo, um denominador comum.
A negociação é de