Negocia es internacionais
Negociações são acordos a serem planejados em prol de um objetivo comum. Entretanto ao se dizer negociações internacionais são acrescentadas algumas características que não são citadas em negociações “simples”.
Ao se preparar para um processo de Negociação Internacional, não se pode perder de vista que o processo vai além da técnica; está assentado também há questões culturais e comportamentais.
Antes da era da globalização no mundo dos negócios, as pessoas se preocupavam de maneira mais intensa com as estratégias e táticas a serem adotadas durante a negociação. Com o advento da globalização, a preparação de uma negociação exige um maior grau de pesquisa em áreas que possam facilitar esse processo. Isso se faz necessário porque numa Negociação Internacional entra em cenas variáveis que aparentemente podem parecer inócuas, mas que na mesa de negociação têm um peso relevante: a Etnia, a Língua, a Sociologia Local, a Legislação, sensibilidades, comportamentos, valores...
Uma grande diferença pode ser encontrada, por exemplo, no Processo de Comunicação: Os latinos, numa negociação, frequentemente interrompem a exposição da outra parte para mostrarem que estão interessados no que o outro está dizendo e se tornam inquietos quando param de falar. Eles são produtos de uma cultura predominantemente verbal, onde a força da comunicação está assentada em papéis e conversa.
Este processo se torna mais claro quando se depara com o padrão de comunicação silenciosa dos Orientais, que assusta os latinos, pois este silêncio é interpretado como uma falha na comunicação.
Outra diferença está no tom de voz; que por causa da forma "exagerada" de comunicação, a maioria das sociedades latinas, acredita que dessa maneira mostram que estão empenhados na questão em discussão, ao passo que nas sociedades orientais, o estilo é mais calmo e quanto mais alto a posição da pessoa, mais baixa é sua voz. Isto deixa claro que para algumas sociedades o tom de voz define ou