Nefertiti
Mini biografia
Nefertiti, cujo nome significa “a mais bela chegou”, foi uma importante rainha egípcia da XVIII dinastia. Foi esposa do faraó Amenhotep IV (mais conhecido como Akhenaton). Nasceu em 1380 a.C e morreu em 1345 a.C.
Foi seu marido, o faraó Akhenaton que substituiu o culto politeísta egípcio (crença em vários deuses egípcios) pelo monoteísmo (culto a apenas um deus) no Egito Antigo. Pela imposição do faraó, o rei-sol Aton deveria ser o único deus adorado. Nefertiti seguiu o atonismo imposto pelo marido.
Nefertiti teve seis filhas com Akhenaton: Meritaton, Mecketaton, Ankhesenpaton, Neferneferuaton, Neferneferuré e Setepenré.
Alguns egiptólogos defendem a hipótese de que Nefertiti governou o Egito durante dois anos, logo após a morte do marido Akhenaton.
A história de Nefertiti foi desaparecendo da história, sendo apagada a todo custo para não deixar qualquer rastro. O que Nefertiti teria feito de tão grave? A maioria dos bustos encontrados possuía a face quebrada, isto era um indício de uma maldição, onde a mulher que morreu não poderia ter qualquer contato verbal com um deus, o corpo deveria ser todo mutilado para que os deuses não viessem a conhecer quem ela foi quando viva. Após cerca de três mil anos uma múmia (provavelmente de Nefertiti) é achada juntamente com dois outros corpos escondidos no Vale dos Reis.
A morte de Nefertiti também é misteriosa. Alguns historiadores acreditam que ela possa ter sido assassinada por sacerdotes. Estes defensores do politeísmo, queriam desestabilizar o faraó e, por isso, assassinaram a esposa que era o braço direito dele.
Introdução
O trabalho a seguir é sobre o Egito mais especificamente sobre um dos faraós.
Optamos por escolher Nefertiti uma das rainhas egípcias da XVIII dinastia e considerada uma mulher de beleza extraordinária. Ela foi escolhida por ter sido uma das mulheres mais poderosas da historia
É objetivo do trabalho falar sobre a vida de Nefertiti.
Conclusão
Neste