Necessidades psicológicas
a) Necessidade de segurança íntima: É a necessidade que leva o indivíduo a autodefesa, procura de proteção contra o perigo, ameaça ou privação. A necessidade se segurança íntima conduz a uma busca incessante de ajustamento e tranqüilidade pessoal em direção a uma situação segura para o indivíduo.
b) Necessidade de participação: É a necessidade de fazer parte, de ter contato humano, de participar conjuntamente com outras pessoas de alguma coisa ou empreendimento. A necessidade de participação foi bastante analisada por Elton Mayo na explicação do comportamento em grupo. A aprovação social, o reconhecimento do grupo, a necessidade de calor humano, de fazer parte de um grupo, de dar e receber amizade são necessidades que levam o homem a viver em grupo e socializar-se. Dentro do grupo social existem a simpatia (que leva a coesão social) e a antipatia (que leva a dispersão social), dependendo da maneira como esta necessidade é satisfeita ou não.
c) Necessidade de auto-confiança: É a necessidade decorrente da auto avaliação e auto apreciação de cada indivíduo. Refere-se à maneira pela qual cada pessoa se vê e se avalia, ao auto-respeito e à consideração que tem para consigo mesmo.
d) Necessidade de afeição: É a necessidade de dar e receber afeto, amor e carinho.
e) Necessidades de auto-realização: São necessidades mais elevadas e decorrem da educação e da cultura da pessoa. Também são raramente satisfeitas em sua plenitude, pois o homem vai procurando maiores satisfações e estabelecendo metas crescentemente sofisticadas. A necessidade de