NECESSIDADES NUTRICIONAIS DOS MICRORGANISMOS sarah
3452 palavras
14 páginas
NECESSIDADES NUTRICIONAIS DOS MICRORGANISMOSOs nutrientes essenciais considerados importantes para os micro-organismos são seis não metais: (C, H, O, N, P, S) e dois metais (K, e Mg). Compreendendo aproximadamente (98%) do peso seco celular outro fator importante para o desenvolvimento dos micro-organismos é a água que corresponde na formação das células em torno de (80-90%). Os elementos essenciais citados acima são utilizados em grandes quantidades para cultivo de micro-organismos. A análise de formação da estrutura microbiana revela que sua arquitetura é formada por diferentes macromoléculas em particular, as proteínas e os ácidos nucléicos , esses elementos são necessários para a síntese e também para as funções normais dos componentes celulares.
Organismos fotoautótrofos são aqueles que absorvem energia luminosa e utilizam dióxido de carbono como fonte de carbono. Essa categoria inclui as plantas superiores, algas eucarióticas, algas azuis e verdes, e algumas bactérias fotossintéticas (como as bactérias sulfúricas roxas e verdes). Já organismos fotoheterótrofos absorvem energia na forma de luz, mas necessitam compostos orgânicos como fonte de carbono. Eles não conseguem utilizar dióxido de carbono como fonte primária e não produzem oxigênio. Nesse grupo estão bactérias fotossintéticas conhecidas como bactérias não-sulfúricas roxas e algumas algas eucarióticas (OGUNSEITAN, 2005; VOGEL & TODARO, 1997).
Os organismos fotossintéticos e os quimioautótrofos são os únicos reais produtores de matéria orgânica no planeta, e eles propiciam, diretamente ou indiretamente, as formas orgânicas de energia necessárias para os outros microrganismos (VOGEL & TODARO, 1997). Quimioautótrofos usam compostos químicos como doadores de elétrons para a produção de energia, mas eles dependem da molécula de CO2 para a produção de compostos com carbono presentes na biomassa. Esse grupo contém somente em bactérias que podem reduzir compostos nitrogenados (NH3, NO2), íons de ferro,