Necessidades Especiais
O que seria a deficiência sensorial ?
Do ponto de vista científico, a deficiência sensorial se caracteriza pelo não-funcionamento, total ou parcial, de algum dos cinco sentidos.
Deficiência Auditiva
Perda total ou parcial da capacidade de ouvir, e pode ser divida em perda do tipo neuro sensitivo e perda do tipo condutivo. A perda do tipo condutivo permite, em geral, tratamento médico ou cirúrgico. Já o tipo neuro sensorial de perda da audição apresenta maior número de problemas para sua perfeita reabilitação.
Deficiência Visual
A deficiência visual engloba tanto a cegueira como a baixa visão, portanto apresenta-se nesse trabalho a definição de ambos os níveis de deficiência visual: Cegos: Apresentam perda total ou parcial da visão em tal grau que necessitem de métodos Braille como meio de leitura e escrita ou de outros métodos e recursos para auxiliá-Ios. Parcialmente Cegos: Visão Parcial é um defeito visual que requer disposições educacionais especiais mas, mesmo assim, permite à pessoa usar a vista como o principal meio de aprendizado. Daltonismo: Resulta da sensibilidade diminuída a certas faixas do espectro e torna impossível, para o individuo participar de certas atividades de ocupações que exigem sensibilidade normal às cores distinguidas pelas pessoas de vista normal.
Deficiência na Linguagem
A fala é considerada defeituosa quando a maneira de falar interfere na comunicação.
O que seria deficiência física ? ‘’Pessoa Portadora de Deficiência Física é aquela que apresenta alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia,