Necessidades educativas intelectuais
O presente trabalho, resulta de uma pesquisa feita sobre alunos com necessidades educativas especiais intelectuais N.E.EI. Começa com breves conceitualizações, onde são apresentadas diversas perspectivas teóricas de diferentes pensadores com o objectivo de contextualizar o tema em questão. Na segunda parte, apresenta-se uma visão específica daquilo que são os sinais de alerta da deficiência intelectual, as causas, a classificação e as características específicas dos deficientes mentais.
Numa terceira parte, far-se-á uma abordagem sobre alunos com atraso no desenvolvimento mental onde GROSSMAN (1983), citado por CORREIA, L. Miranda, conceitualiza este grupo como sendo o de alunos com o funcionamento intelectual geral significativamente abaixo da média que resulta ou coexiste com problemas no comportamento adaptativo e que ocorre durante o período de desenvolvimento. O trabalho trata em seguida das particularidades da atenção aos alunos com N.E.EI na escola especial e na escola inclusiva levando em consideração que é do direito do aluno com necessidades educativas especiais e de todos os cidadãos à educação tendo em conta que esta é um direito constitucional. A garantia de uma educação de qualidade para todos implica, dentre outros factores, um redimensionamento da escola no que consiste não somente na aceitação, mas também na valorização das diferenças. Esta valorização se efectua pelo resgate dos valores culturais, os que fortalecem identidade individual e colectiva, bem como pelo respeito ao acto de aprender e de construir.
Na quinta e sextas partes sendo estas as ultimas do trabalho, importa enfatizar que falaremos dos alunos superdotados e talentosos assim como das particularidades do aluno com N.E.EI, atenção diferenciada a estes alunos nos diferentes contextos (escola, família e comunidade). 2.1. Objectivos 2.2. Geral
* Fazer um estudo específico sobre alunos com necessidades educativas especiais intelectuais N.E.EI.