Necessidades do administrador
Necessidade de visão:
Particularmente aos gestores, possuir visão sistêmica, no nosso entender, é vital. É requisito obrigatório para o exercício das funções dos cargos que ocupam, seja nas relações internas com seus superiores, pares ou subordinados, seja nas relações externas, quando representam a organização em seus diversos relacionamentos profissionais; pois, escolhas de alternativas, definições de ações e tomadas de decisão exigem de quem se utiliza destes instrumentos de administração, capacidade de analisar, ponderar e avaliar os reflexos de suas ordens em todo o contexto organizacional, enxergando a organização como um todo e como esta irá reagir frente às suas decisões.
Um gestor que possui a competência Visão Sistêmica e a coloca permanentemente a serviço da organização exerce um papel preponderante na gestão dos processos que envolvem sua área de responsabilidade; pois, em suas decisões estará privilegiando não só a eficiência do processo, que significa "fazer certa a coisa”, mas, acima de tudo, privilegiará a eficácia, que em última instância significa "fazer a coisa certa" objetivando agregar valor aos resultados da organização.
Necessidade de compreensão
A necessidade de compreensão do administrador é devida ao fato de quê os sistemas não podem ser compreendidos plenamente apenas pela análise separada e exclusiva de cada uma de suas partes. Ela se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração.
Assim os diversos ramos do conhecimento - até então estranhos uns aos outros pela intensa especialização e isolamento consequente - passaram a tratar seus objetivos de estudos como sistemas. O administrador também necessita ter compreensão com sua equipe, precisa saber que para se liderar um grupo de pessoas é preciso compreender os diversos tipos de problemas que elas podem vir a enfrentar, sem deixar sua profissionalidade de lado, o administrador também pode se