Necessidades básicas do Homem
Toda atividade humana sua forma de viver, seus sistemas e relação entre os indivíduos e a sociedade tem como base suas necessidades básicas.
Tendo como principio que somos seres vivos temos que suprir certas necessidades biológicas que garantem nossa sobrevivência. Para que possa se manter vivo todo ser humano precisa se alimentar, se proteger e se reproduzir.
Ao longo da história humana podemos ver a evolução da forma com que o homem busca suprir essas necessidades. Na pré-história temos um homem nômade que precisava se deslocar em busca de alimento e proteção contra as intempéries e os predadores.
Mais a frente na história o homem supri essas necessidades de uma forma mais efetiva, pois passa a dominar técnicas de agricultura, pecuária e construção da própria moradia. Isso causa um grande impacto na sociedade, pois deixa de ser uma sociedade pequena de caçadores e coletoras de alimentos e passa a uma sociedade mais organizada.
Por não ter que se deslocar tanto e agora também ser capaz de desenvolver algumas armas (ainda que rudimentares) a comunidade cresce e vão dando mais ênfase as necessidades sociais. Desenvolve a linguagem oral o que ajudou e muito nas relações, começam a existir separações de funções dentro do grupo, em função das tarefas e das atividades executadas pela sociedade.
Para que houvesse essa evolução o homem primitivo teve que se superar, lidar muitas vezes com o desconhecido, criando objetos, experimentando coisas novas e desenvolvendo novas formas de lidar com o mundo a sua volta.
Através dos séculos o homem vem buscando suprir suas necessidades só que cada vez com mais complexidade graças as mudanças que ele próprio causou no mundo como tecnologias, relações políticas e descobertas cientificas.
Todas essas coisas são efeitos colaterais desta busca como, por exemplo, as relações comerciais que nada mais são do uma forma de estabelecer acordos entre os