Necessidade Organizacional
AUMENTA A PRODUTIVIDADE E MELHORA O AMBIENTE DE TRABALHO.
Falar em organização, limpeza, arrumação, asseio; dá aquela impressão: já vi esse filme!. Mas se você vem notando que as instalações da empresa aumentaram para dar conta do estoque; há uma grande fila para executar serviços; na fábrica inexiste uma correta sinalização horizontal/vertical adequada para facilitar o transporte entre máquinas e seções. Você pode estar desperdiçando tempo, dinheiro, mão-de-obra e perdendo competitividade sem perceber.
No desperdício tudo gera custo extra, mas pode ser eliminado com a implantação do programa “5 S” , um dos fatores para a recuperação das empresas japonesas e a base para a Qualidade total naquele país.
Cada ”S” tem um significado em português. Não se trata de tradução literal.
PRIMEIRO “S” (Seiri) Descarte – Ter só o necessário na quantidade certa. Eliminando o inútil você se concentra no útil com as vantagens de reduzir a necessidade de espaço, estoque, custos de armazenagem, transporte, seguros. Evita a compra de material em duplicidade.
SEGUNDO “S” (Seiton) Arrumação – Após o usar, cada utensílio deve voltar ao único e exclusivo lugar mais próximo do local de uso.
Adotando essa medida reduz-se o tempo de busca do que é preciso para operar e menos controles de produção; facilita o transporte interno e racionaliza o trabalho, proporcionando menor cansaço físico e mental aos funcionários.
TERCEIRO “S” (Seiso) Limpeza – Um ambiente limpo reforça a qualidade e segurança da empresa. Todos os funcionários devem, antes e depois de qualquer trabalho realizado, retirar o lixo resultante e dar-lhe o fim que foi combinado. Agindo dessa maneira evita-se perdas e danos de materiais e produtos, facilita a venda do produto ou serviço, e é fundamental para a imagem da empresa.
QUARTO “S” (Seiketsu) Higiene – Quem não cuida