ne555
- QUANDO E POR QUE SURGIU?
O CI555 foi criado em 1972 pela Signetics Corporation, e chamado de SE-555 ou NE-555, hoje o CI 555 é produzido por diversos fabricantes, sendo que suas características variam um pouco de fabricante para fabricante. A tabela abaixo mostra a nomenclatura de alguns dos fabricantes para este popular dispositivo:
-DESENHO ESQUEMÁTICO;
Usando apenas um capacitor e um resistor, o intervalo de temporização, ou seja, o tempo durante o qual a saída permanece em nível baixo, pode ser ajustado de acordo com a necessidade de cada aplicação. Um exemplo de configuração é mostrado abaixo:
- FUNCIONAMENTO;
Este CI é constituido de uma rede de divisão de tensão, dois comparadores, um flip flop RS, um transistor de descarga, um inversor e um buffer de corrente de saída. Veja na figura abaixo temos o seu diagrama em blocos.
Estudando o circuito interno visto na figura acima podemos compreender o funcionamento deste CI, vamos agora verificar como ele pode ser polarizado de forma a ser um circuito de arme e desarme por pulso.
Na figura acima temos uma polarização positiva nos pinos 2 e 4. Um nível acima de 1/3 de VCC no pino 2 do comparador CP2 faz com que a sua saída fique negativa, por outro lado uma falta de tensão no pino 6 faz com que o comparador CP1 permaneça com sua saída também negativa ou baixa, esta condição é vista para o flip flop RS como estado indeterminada, fazendo com que ele continue no estado em que se encontrava, ou seja desabilitado. A saída Q se apresentará em nível de 0V ou "0" e o transistor de descarga, através do inversor, em saturação.
A aplicação de um pulso de tensão negativo abaixo de 1/3 de VCC na entrada 2 faz com que o comparador CP2 tenha a sua saída comutada de zero volts para VCC ( nível "1"), ativando então a entrada S do flip flop RS, esta condição seta o flip flop e coloca a saída Q em nível VCC levando o transistor ao corte através do inversor. Este