Ndice De Massa Corpora
Pouco freqüente, o câncer de ovário é o tumor ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e o de menor chance de cura. Cerca de 3/4 dos cânceres desse órgão apresentam-se em estágio avançado no momento do diagnóstico. As causas ainda não estão bem definidas, mas acredita-se que fatores genéticos e clínicos, incluindo ter história de câncer na família estão associados ao maior risco de desenvolver o câncer. Além destes fatores, o estilo de vida, a atividade física e a obesidade desempenham um papel fundamental no risco de câncer de ovário e mortalidade.
Alguns estudos já foram realizados que demonstraram a taxa de mortalidade ligeiramente maior entre as mulheres obesas com câncer de ovário em comparação com mulheres não-obesas com câncer de ovário. Já outros estudos apontam que não há uma relação do IMC no diagnóstico de causas de mortalidade, isso pode ter ocorrido devido aos erros de classificação de obesidade baseadas no IMC e também por amostras limitadas.
O estudo envolveu 93.646 mulheres no estudo observacional e 61.132 mulheres nos ensaios clínicos, com o total de 161.808 mulheres inscritas entre outubro de 1993 e dezembro de 1998. Mulheres pós-menopáusicas de todas as raças e origens socioeconômicas , entre 50 e 79 anos de idade.
Os critérios de inclusão foram: Histologia de câncer de ovário confirmado, não ter qualquer diagnóstico de câncer anterior, com dados clínicos associados ao câncer de ovário, fazer os testes completos de IMC e atividade física, estarem vivas até um ano após a inscrição, não poderiam ter diagnóstico de câncer de ovário dentro de um ano após a inscrição. Assim, 600 mulheres foram incluídas na análise.
As participantes responderam um questionário sobre saúde e história reprodutiva, fatores de estilo de vida e dieta. Foram mensurados também altura e peso.
A atividade física foi