NDICE DE ACIDENTES NA EMPRESA AZUL LINHAS A REAS
Polyana Souza Lima e Uedson Guimarães Batista
Prof. Eliane Dutra
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Segurança no Trabalho (SEG0303)- Segurança no Trabalho
14/02/15
RESUMO
A empresa Azul Linhas Aéreas, criada em 2008 e com apenas 07anos em atividade no mercado de aviação civil, possui bons números de crescimento em clientes, aeronaves, destinos e participação na economia do País. O primeiro registro de acidente foi realizado em 2009, e até o período de 2014, com percentuais oscilantes, totalizam-se 19 acidentes/incidentes, sem vítimas fatais. Alguns fatores podem contribuir para a redução dos acidentes aéreos, entre eles, está à utilização adequada dos Equipamentos de Proteção Individual, controle do Elemento Humano, treinamento dos profissionais e monitoramento da Agência Nacional de Aviação Civil. E como o Brasil é um país em desenvolvimento, as empresas de transporte aéreo têm a tendência em um crescimento progressivo, essa evolução faz determinar a necessidade de maiores investimentos no setor Segurança do Trabalho, como forma de prevenção da saúde dos trabalhadores e de todos os passageiros, a redução do índice de acidentes é o reflexo da qualidade dos serviços prestados.
Palavras-chave: Azul Linhas Aéreas; Acidentes; Índice.
1 INTRODUÇÃO
Desde a menor até a maior organização, e independente do grau de investimento ou lucro de ambas, há um fato preocupante em comum, a existência dos riscos de acidentes no ambiente laboral. É dentro dessa igualdade negativa que a Segurança do Trabalho atua com o objetivo de redução dos riscos que venham a vulnerabilizar a saúde dos trabalhadores.
Dentro da área de Segurança, o risco pode ser conceituado como uma combinação da probabilidade de ocorrência e da consequência de um determinado evento perigoso (SEGURANÇA DO TRABALHO, 2014).
Os acidentes de trabalho ocorridos na empresa devem ser comunicados ao Instituto