NBR NM 23
ALUNO
DATA
Phablo Veríssimo Inácio Dias
10/10/2014
1 – INTRODUÇÃO
Neste experimento iremos fazer um ensaio, usando a NBR NM 23- Cimento Portland - Determinação da Massa Específica, de uma amostra de cimento.
2 – OBJETIVO
Determinar a massa específica do cimento Portland, por meio do frasco volumétrico de Le Chatelier
3 – PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
3.1 – MATERIAIS
- Cimento
- Água
3.2 – EQUIPAMENTOS
- Balança;
- Recipiente;
- Funis de haste longa e curta;
- Peneira;
- Termômetro com precisão de 0,5º C;
- Frasco de Le Chatelier
- Líquido que não reagente com o cimento (xilol, querosene ou nafta).
3.3 – MÉTODOS
A amostra de cimento deve ser ensaiada como recebida. Caso existam corpos estranhos, peneirá-la através da peneira # 150mm. Encher o frasco com o líquido até uma marca entre 0 e 1cm³, com auxílio do funil de haste longa. Secar o colo do frasco volumétrico na parte acima do nível do líquido com papel absorvente. Submeter o frasco de Le Chatelier ao banho termorregulador até que seja obtido o equilíbrio térmico (mín. 30 min). Efetuar a leitura inicial V1. Determinar a massa m de amostra a ser ensaiada, que deve ser suficiente para causar um deslocamento do líquido entre as marcas 18cm³ e 24cm³ (sugestão: m = 60g ± 0,01g).Colocar a amostra de cimento dentro do frasco, para isso utilize o funil de haste curta.Colocar em pequenas proporções, atentando para que não ocorra aderência de cimentonas paredes internas do frasco, acima do nível do líquido. Submeter o frasco a movimentos pendulares até que, voltando-se o frasco à posição vertical não subam mais borbulhas de ar. Efetuar a leitura final V2.
4 – RESULTADOS E DISCUSSÕES
Obtém-se o resultado dividindo-se a massa de cimento introduzida pela diferença de volume provocada pela adição do cimento.
5 – CONCLUSÃO
O resultado deve ser a média de pelo menos duas determinações que não difiram entre si mais que 0,01 g/cm³. O resultado